SEGUIDORES

1 de junho de 2006

Relembrando Porto Alexandre IV



RELEMBRANDO GENTE DE PORTO ALEXANDRE

por Alfredo Baeta Garcia

Parte IV


Finalmente cumpre referir três instituições com valores e influências diferentes no meio social e económico alexandrense:

CLUBE RECREATIVO ALEXANDRENSE
Implantado num velho edifício no centro da Vila, era o local onde se realizavam todas as manifestações sócio-culturais, tais como frequentes bailaricos, reuniões de qualquer natureza e salas de jogos para "batota" quer a dinheiro, quer a maços de cigarros a que não faltavam clientes, especialmente entre as cinco horas da tarde e a hora de jantar. Foi também o local onde, pela primeira vez, se realizaram sessões regulares de cinema. Possuía uma Guiga para regatas a remos, que nunca vi em cima de água e deve ter acabado carcomida.

INDEPENDENTE DE PORTO ALEXANDRE
Clube cuja finalidade era o desporto mas que, nesse tempo, não ia além das intenções, pois não tinha quaisquer instalações para o efeito. Por volta de 1953 adaptou um areal nas traseiras da antiga Delegação Marítima a campo de futebol. Muitos anos mais tarde veio a Ter uma das principais equipas dessa modalidade em Angola chegando, pelo menos uma vez, a disputar a Taça de Portugal.

SINDICATO DE PESCA, depois GRÉMIO DOS INDUSTRIAIS DE PESCA
Foi fundado em 1932 por iniciativa do meu conterrâneo Dr. António Alberto Torres Garcia, sendo de longe a maior obra sócio-económica do Distrito, se não mesmo de toda a colónia de Angola, vindo Benguela, anos depois, a seguir o exemplo, pois veio organizar a indústria de peixe seco e posteriormente a de farinhas e óleos de peixe, que até àquela data vegetavam ao sabor dos interesses de aventureiros e oportunistas à custa dos pequenos industriais de pesca.
A importância deste organismo foi de tal maneira válida que as suas estruturas iniciais se mantiveram inalteradas, no fundamental, até ao fim, até 1975 e parece que mesmo para além dessa data.
A sua secção local era a maior do Distrito, instalada em amplos e modernos armazéns servidos pela maior ponte-cais, onde atracavam as embarcações de cabotagem de toda a costa e Congos.
Infelizmente esta época não produziu nenhum cronista local com a capacidade para fazer a história dos últimos setenta anos com a dignidade e a arte que merece. A única coisa que conheço em relação a Porto Alexandre é o belíssimo conto de Bobela Motta – Conflitos de Jurisdição – que é muito pouco.




RELAÇÃO DOS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS EXISTENTES EM PORTO ALEXANDRE EM FINAIS DE 1943

1 Francisco da Conceição
2 António Trocado
3 Albérico Sampaio
4 Adérito Sanches
5 Francisco Carvalho
6 Tavares (Andrade & Abano ?)
7 Carlos Pessoa
8 Vergílio Peleira
9 Conserveira
10 Sul Angolana
11 Parceria de Pesca
12 Tomé Tendinha
13 Andrade & Abano
14 Guimbra
15 Viúva Tavares
16 Antunes da Cunha
17 Sena & Ribeiro

2 comentários:

Unknown disse...

Força Tomaz,

O que mais é preciso é ajuda de todos.

Um forte abraço.

Unknown disse...

Tomaz,

o melhor será enviar-me o texto por email para publicação no corpo da página.