SEGUIDORES

30 de novembro de 2007

Baía dos Tigres, 1882

1087 - Condução de Serviçais Para Porto Alexandre -

Exploração da Costa entre a Foz do Cunene e o Cabo Frio e Levantamento da planta da Grande Baía dos Peixes

COMANDANTE DO BENGO . Nº. 3 - Logo que tenha a seu bordo o Curador Bacharel ANTÓNIO CARLOS CARVALHO BARRETO e 18 serviçais, largará directamente para Porto Alexandre. Aí, tendo o Curador feito a entrega dos serviçais ao respectivo patrão, o receberá para o conduzir a Luanda, depois de finda a comissão do navio.

De Porto Alexandre seguirá para o Sul, até ao Cabo Frio, a fim de explorar a Costa, rectificando a carta desde a foz do Rio Cunene, até aquele Cabo, levantando a planta da Baía situada, segundo dizem, 5 milhas ao Sul daquele Rio.

Se em Porto Alexandre tiver notícias que na Grande Baía dos Peixes se acham actualmente alguns pescadores, dirija-se ali para certificar-se se eles carecem de algum socorro. Concederá passagens entre essas baías aos que o solicitem, isto sem dispêndio para a Fazenda.

Lembro a V.Sra. a conveniência de convidar alguns desses pescadores a acompanhá-lo nesta sua viagem, para que, adquirindo eles conhecimentos dessa parte da Costa, possam utilizá-la em futuras especulações piscatórias; ou, se entre eles houver algum já com prática, V.Sra. convidá-lo-á a seguir e utilizar o seu serviço.

Regulará os seus trabalhos de molde a que esteja em Mossâmedes antes da partida do paquete daquele ponto; devendo depois de indispensável demora, largar para Novo Redondo com o Superintendente das Contribuições, AUGUSTO TELES MACHADO, esperando ali por este funcionário para o conduzir a Luanda.

Para economia de combustível e exercício da sua guarnição, V.Sra. navegará à vela todas as vezes que o vento esteja favorável à sua derrota.

Ao entregar-lhe estas instruções fico certo de que V.Sra. se desempenhará tão bem desta comissão, como de todas de que tem sido encarregado, continuando assim a merecer a confiança que desde o princípio da sua carreira sempre mereceu dos seus superiores.

A. J. DE MATOS


“Revista Colonial” nº 35, 5.08.1895, p. 267
pesquisa de João Manuel Mangericão

1 comentário:

MLemos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.